Durante a Segunda Guerra mundial, as lesões complexas causadas por arma de fogo eram tratadas por vários especialistas, como cirurgiões, ortopedistas, neurocirurgiões e cirurgiões plásticos e, geralmente, o resultado não era satisfatório devido a período prolongado de tratamento, divergências de técnicas etc. Eram comuns complicações graves como infecção , perda de função e rigidez da mão . Assim, surgiu a necessidade de um só médico ter todos os conhecimentos para tratar os ferimentos complexos do membro superior. Nasceu, então, o Especialista de Cirurgia da Mão.
A maioria das pessoas , inclusive médicos, desconhece a existência da especialidade Cirurgia da Mão. No Brasil, essa especialidade médica foi reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina em 1982. Para um médico habilitar-se como Cirurgião da Mão é necessário completar a graduação médica, ter residência em alguma área cirúrgica (ortopedia ou cirurgia plástica) e, depois de tudo isso, realizar a residência em cirurgia da mão durante dois anos. Alem disso, ao término da residência, o medico passa por uma rigorosa prova realizada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão para a obtenção do título de especialista.
O Cirurgião de Mão atua no tratamento de lesões traumáticas da mão ( que afetam ossos, tendões, músculos, ligamentos, nervos, artérias ), assim como nas lesões não traumáticas ( tumores da mão, deformidades congênitas e adquiridas, artrites, tenossinovites, compressões nervosas como a síndrome do túnel do carpo, entre outras). Há também a formação em microcirurgia, que habilita o especialista para a realização de retalhos microcirurgicos para o tratamento de falhas de coberturas de feridas, reimplantes e tratamento de lesão de nervos periféricos ( não só dos membros superiores, como também dos inferiores e do plexo braquial). Isto devido a complexidade da anatomia e fisiologia da mão.
Há muitas doenças da mão , frequentes, síndrome do túnel do carpo, dedo em gatilho, tenossinovite de DeQuervain, Doença de Dupuytren, tendinites, rizartrose, Doença de Kienböck, entre outras que têm o seu diagnóstico tardio ou conduta terapêutica menos adequada por falta da avaliação do especialista em cirurgia da Mão
No Brasil, ainda há poucos especialistas de mãos . Todo serviço de referência em urgência de ortopedia e traumatologia, deveria ter um cirurgião de mão para melhor tratamento das lesões da mão. As fraturas mais frequentes nos prontos socorros são as fraturas das mãos ( dedos e metacarpos, terço distal do rádio,….).
Maiores informações sobre doenças comuns da mão são encontradas no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão. No mesmo site também é possivel pesquisar quais são os medicos especialistas membros desta sociedade na sua cidade e região.
Site: www.cirurgiadamao.org.br
Dr. Fábio Henrique Mendonça
CRM-SP 91596
Médico –Ortopedista e Traumatologista – Cirurgião da Mão
Membro Titular da Sociedade Brasileira da Cirurgia da Mão
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico
Graduação e Residência Médica na USP-Ribeirão Preto