As Hérnias da Parede Abdominal são patologias congênitas ou adquiridas que podem ter diversos fatores causais e podem ainda ter sintomatologia bastante diversa, com dificuldade às vezes para diagnóstico e tratamento adequado.
Em geral admite-se que uma hérnia é um ORIFíCIO, um “buraco”, um “defeito” em nossa musculatura abdominal e por isso que, principalmente ao tentarmos fazer algum esforço, sentimos dor e algum abaulamento local. Através destes defeitos o conteúdo do abdome (gordura e ate mesmo órgãos) tende a sair e isso pode ocasionar complicações que às vezes podem levar a sérios problemas de saúde com casos mais graves evoluindo até mesmo com óbito do paciente.
Existem as Hérnias congênitas, que são aquelas decorrentes do “não fechamento” natural de locais de fraqueza do abdome (mais comumente a região UMBILICAL e as regiões INGUINAIS) e seu diagnóstico e tratamento em geral são feitos já na infância pois os pais ou o médico pediatra acabam observando abaulamentos nestas regiões em crianças pequenas.
Já as Hérnias adquiridas ocorrem no decorrer da vida e podem ter várias causas tais como traumatismos do abdome, cirurgias anteriores no abdome, situações em que se há aumento da pressão intra-abdominal (gestação, trabalhadores que exercem atividades de esforço excessivo, obesidade…) e também em decorrência da idade pois os tecidos com o passar do tempo vão ficando mais flácidos e acabam cedendo à pressão intra-abdominal.
Existem atualmente diversas formas de se tratar as mais diferentes hérnias, e por isso consultar um médico especialista é fundamental para que a correção desta patologia tenha maior índice de sucesso. Vários fatores devem ser considerados na escolha do tratamento e muitas vezes a cooperação do paciente no pré-operatório e no pós-operatório é fundamental para melhora dos resultados.
A Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal tem em seu site diversas informações direcionadas a esclarecer duvidas do público tais como: “tipos de hérnias”, “tipos de cirurgia”, “tipos de telas”, “quais os riscos da cirurgia”….. entre outros. Buscar tais informações e eliminar todas as dúvidas antes de se submeter a uma cirurgia, bem como escolher um profissional qualificado para fazê-la é importante para maior satisfação dos pacientes com o resultado de sua cirurgia.
Tais informações podem ser acessadas no link abaixo: